Voltar Acesso a Formandos
236 244 973 / 932 596 496
clientes@inovvalor.pt
.

Representante do Empregador / Empregador / Trabalhador Designado

Acerca do curso

Vídeo promocional De acordo com a Lei nº 102/2009 de 10 de Setembro, as empresas podem, dentro de certas condições, assumir internamente as atividades de segurança e saúde no trabalho, dispensando a contratação de serviços externos. Para tal é necessário que o empregador, ou o trabalhador por si designado, realize a formação em "Representante do Empregador / Empregador / Trabalhador Designado"certificada pela Autoridade para as Condições do trabalho. Para fazer face a esta necessidade, a CSIS, – Consultores de Gestão desenvolve este curso em formato e-learning, tornando-o mais cómodo e acessível. Saiba mais nos separadores laterais...

Formador

Nome: José Santos

Técnico Superior de Higiene e Segurança. Formador e Consultor de HST em empresas e associações empresariais (ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão; ACSP - Associação de Comércio e Serviços de Pombal, ACILIS – Associação de Comércio e Indústria de Leiria, Batalha e Porto do Mós, CEC – Centro Empresarial de Coimbra). Docente do ISDOM – Instituto Superior D. Dinis (Marinha Grande).
Modalidade de Organização: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: e-learning
Início: 20/03/2016 | Fim: 20/07/2016
146€
Lançamento 125€
Inscrição

Destinatários

Empresas do setor privado com o máximo de nove trabalhadores, cujo setor de actividade não seja classificado de risco elevado. O curso permite ao empregador ou trabalhador por si designado assumir as funções de SST na empresa, dispensando a contratação de serviços externos.

Empresas de todos os setores de actividade, classificadas ou não de risco elevado, e com mais de 9 colaboradores. Neste caso, o curso permite ao trabalhador designado acompanhar e coadjuvar a execução dos serviços de SST organizados por uma empresa externa.

Objetivos

O curso de formação em Representante do Empregador / Empregador / Trabalhador Designado confere aos empregadores, ou colaboradores designados pelo empregador, a possibilidade de assumir as funções de segurança e higiene no trabalho na empresa, sem ter necessidade de recorrer a empresas externas de Segurança e Saúde no Trabalho.

Com a conclusão do curso de formação os participantes ficam aptos a:
(1) Desenvolver um modelo de Prevenção de Riscos Profissionais;
(2) Realizar avaliações elementares de riscos profissionais;
(3) Estabelecer medidas de prevenção;
(4) Participar nas ações de emergência e primeiros socorros;
(5) Analisar a forma como a empresa deve gerir a prevenção de riscos profissionais.

Estrutura & Conteúdos Programáticos

O curso integra quatro módulos obrigatórios orientados para temas relacionados com os conceitos, riscos e prevenção da segurança, higiene e saúde no trabalho:

Módulo 1. Conceitos básicos de segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
UT1. Introdução à prevenção de riscos profissionais;
UT2. Quadro normativo básico em matéria de prevenção de riscos profissionais.

Módulo 2. Riscos gerais e sua prevenção
UT1. Riscos relacionados com as condições de segurança;
UT2. Riscos relacionados com o meio ambiente de trabalho;
UT3. Carga de trabalho, fadiga e insatisfação laboral;
UT4. Sistemas elementares de controlo de riscos, proteção coletiva e individual;
UD5. Noções básicas de atuação em emergências e evacuação;
UT6. Primeiros socorros;
UT7. Controlo da saúde dos trabalhadores.

Módulo 3. Elementos básicos de gestão da prevenção de riscos profissionais
UT1. Gestão da prevenção de riscos profissionais na empresa;
UD2. Organismos públicos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.

Módulo 4. Riscos específicos e a sua prevenção na indústria/comércio e serviços
UT1. Caracterização do setor;
UT2. Estatísticas de sinistralidade;
UT3. Legislação aplicável ao setor;
UT4. Riscos específicos do setor.

Metodologia da Formação

O curso de formação é dado em formato e-learning, na plataforma web www.qualificar.pt. Sendo fornecida 100% online, a formação confere ao formando total liberdade para aprender ao seu próprio ritmo e completar as atividades previstas em horário conveniente.

São disponibilizados vários recursos aos formandos (diapositivos, vídeo-sessões, chat, etc.) que possibilitam colocar dúvidas, trocar informação, estimular a reflexão e o debate que conferem um dinamismo e interatividade ao processo de aprendizagem.

Metodologia da Avaliação


Avaliação diagnóstica: avalia a aquisição de conhecimento inicial relativo aos conteúdos da formação.

Avaliação formativa: avalia o grau de conhecimento adquirido em cada módulo ou, quando aplicável, para cada unidade temática.

Avaliação da satisfação: avalia o grau de satisfação do formando, em relação a cada módulo/unidade temática e formação em geral.

Mais Informações

O curso de formação está dimensionado para um total de 35 horas. Após a conclusão com sucesso do curso, o sistema emite automaticamente uma declaração de frequência do curso. Posteriormente será emitido o certificado oficial da plataforma SIGO, sendo enviado via CTT. Posteriormente é necessário que a empresa obtenha junto da Autoridade para as Condições do Trabalho um código que habilita o empregador/trabalhador designado para o exercício das funções de responsável das atividades de segurança no trabalho.