Voltar Acesso a Formandos
236 244 973 / 932 596 496
clientes@inovvalor.pt

Empreendedorismo e Criação de Empresas

Acerca do curso

Este curso pretende desenvolver, nos participantes, as competências necessárias para a criação do próprio negócio, dotando-os das ferramentas necessárias para que possam transformar o seu espírito empreendedor num projeto empresarial de sucesso. O curso almeja, por outro lado, promover, em ativos interessados em iniciar uma atividade empresarial ou em gestores e quadros técnicos, uma atitude mais autónoma e proativa de consolidação das suas ideias e oportunidades de negócio.

Formador

Nome: Nuno Gaspar

Licenciado em Gestão de Empresas, Ramo de Marketing, pelo ISCAC. Diretor executivo do Núcleo do Centro da ANJE, responsável pela área do empreendedorismo na região, orador em palestras e seminários. Consultor para o desenvolvimento e implementação de ideias de negócio, análise de planos de negócio, projectos de investimento. Consultor e formador com mais de 7 anos de experiência em várias empresas, associações e instituições de ensino, nas áreas de diagnóstico empresarial, gestão, marketing e comunicação, finanças e empreendedorismo, para os mais diversos públicos-alvo. Coordenador de formação da ANJE na Região Centro.
Modalidade de Organização: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: e-learning
Início: Brevemente
160 €
Lançamento 148€
Inscrição

Destinatários

Este curso é destinado a todos os que pretendam reforçar a sua atitude empreendedora, desde ativos interessados em iniciar uma atividade empresarial até empreendedores, gestores e quadros técnicos empresariais.

Pré-requisitos: O principal pré requisito para frequentar este curso, é ter espírito empreendedor e o desejo de criar o seu próprio negócio. Bons conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, incluindo internet.

Objetivos

Objetivo geral

Identificar e analisar os elementos necessários para a constituição de um negócio, como potenciar o aparecimento de ideias e aproveitar as oportunidades de negócio.

Objetivos específicos:
- Identificar os desafios e problemas como oportunidades;
- Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado;
- Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio;
- Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso;
- Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução;
- Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio em função da sua natureza e plano operacional.

Estrutura & Conteúdos Programáticos

Durante o curso, iremos abordar várias questões relacionadas com o desenvolvimento da ideia de negócio até ao aparecimento da empresa.

Módulo 1 - Apresentação

Módulo 2 - Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
2.1 - Noção de negócio sustentável
2.2 - Identificação e satisfação das necessidades
2.2.1 - Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
2.2.2 - Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

Módulo 3 - Conceito básico de negócio

Módulo 4 - Projeto
4.1 - Identificação do projeto
4.1.1 - Missão
4.1.2 - Visão
4.1.3 - Produtos
4.1.4 - Bens
4.1.5 - Localização
4.2 - Análise de mercado
4.3 - Investimento
4.4 - Custos
4.5 - Acesso à atividade económica e condicionalismos gerais

Módulo 5 - Gestão e publicidade
5.1 - Gestão de stocks
5.2 - Análise e avaliação dos processos de venda
5.3 - Comunicação e imagem

Metodologia da Formação

O curso de formação é dado em formato e-learning, na plataforma web www.qualificar.pt. Sendo fornecida 100% online, a formação confere ao formando total liberdade para aprender ao seu próprio ritmo e completar as atividades previstas em horário conveniente. São disponibilizados vários recursos aos formandos (diapositivos, vídeo-sessões, chat, etc.) que possibilitam colocar dúvidas, trocar informação, estimular a reflexão e o debate que conferem um dinamismo e interatividade ao processo de aprendizagem.

Metodologia da Avaliação


Avaliação diagnóstica: avalia a aquisição de conhecimento inicial relativo aos conteúdos da formação.

Avaliação formativa: avalia o grau de conhecimento adquirido em cada módulo ou, quando aplicável, para cada unidade temática.

Avaliação da satisfação: avalia o grau de satisfação do formando, em relação a cada módulo/unidade temática e formação em geral.

Mais Informações

O curso de formação está dimensionado para um total de 35 horas. Após a conclusão com sucesso do curso, o sistema emite automaticamente uma declaração de frequência do curso. Posteriormente será emitido o certificado oficial da plataforma SIGO, que será enviado via CTT.