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Técnicas de Comunicação Empresarial

Acerca do curso

Um bom conhecimento e uso da língua é um dos fatores determinantes no sucesso da comunicação entre as pessoas e as empresas. O curso de Comunicação Empresarial – Técnicas de Escrita pretende capacitar empresários e funcionários para Compreender a Importância e os Benefícios da Comunicação Escrita para a Cultura e Imagem Institucional. Com a realização deste curso pretendemos contribuir para que indivíduos melhorem a qualidade e a eficácia da comunicação em contexto organizacional.

Formador

Nome: Márcia Pinto

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses e Mestre em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino. Docente de Língua Portuguesa e formadora profissional na área de Comunicação Empresarial.
Formadora em cursos de Escrita Criativa Online.
Modalidade de Organização: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: e-learning
Início: 08/2016
95 €
Lançamento 80€
Inscrição

Destinatários

Líderes empresariais, técnicos e assistentes administrativos, profissionais de comunicação e estudantes.

Pré-requisitos. Nível base de conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, incluindo internet.

Objetivos

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de…

1.Reconhecer erros básicos da utilização da língua portuguesa e saber corrigi-los;
2.Aplicar corretamente as regras do novo acordo ortográfico;
3.Identificar diferentes tipos de discurso (escrito e oral, formal e informal, literário e não literário);
4.Utilizar o raciocínio lógico para redigir com clareza e concisão; Exercitar/ utilizar uma linguagem empresarial objetiva;
5.Identificar os principais tipos e reconhecer a importância da correspondência comercial;
6.Conhecer as características em termos de formatação e estilo linguístico da principal correspondência comercial.

Estrutura & Conteúdos Programáticos

Módulo I: A comunicação
a) Comunicação (conceito);
b) Comunicação verbal (oral e escrita) e não-verbal;
c) Elementos basilares do processo comunicativo;
d) Funções da linguagem;
e) Barreiras à comunicação.

Módulo II: Língua portuguesa
a) O registo formal versus o registo informal;
b) O discurso oral versus o discurso escrito;
c) O novo acordo ortográfico;
d) Alguns erros mais frequentes;
e) A semântica e a sintaxe;
f) A coesão e a coerência.

Módulo III: A comunicação escrita
1. A correspondência comercial - Regras gerais de comunicação:
a) O uso das abreviaturas e das siglas;
b) A escrita de números e de datas;
c) Fórmulas de endereçamento,níveis/registos de língua.
2. A carta formal e informal:
a) Introdução, desenvolvimento,conclusão;
b) Linguagem simples, clara e objetiva;
3. Outras formas de comunicação:
a) A convocatória;
b) A ata;
c) O requerimento;
d) O aviso (ou a ordem de serviço);
e) A nota informativa (o comunicado);
g) O correio eletrónico;
h) O regulamento;
i) O relatório.
4. Correspondência social:
a) O convite formal;
b) O convite informal;
c) O blogue.

Módulo IV: Atividade final
Elaboração individual e/ou coletiva de uma comunicação escrita: a planificação, redação e revisão de textos.

Metodologia da Formação

O curso de formação é dado em formato e-learning, na plataforma web www.qualificar.pt. Sendo fornecida 100% online, a formação confere ao formando total liberdade para aprender ao seu próprio ritmo e completar as atividades previstas em horário conveniente.

São disponibilizados vários recursos aos formandos (diapositivos, vídeo-sessões, chat, etc.) que possibilitam colocar dúvidas, trocar informação, estimular a reflexão e o debate que conferem um dinamismo e interatividade ao processo de aprendizagem.

Metodologia da Avaliação


Avaliação diagnóstica: avalia a aquisição de conhecimento inicial relativo aos conteúdos da formação.

Avaliação formativa: avalia o grau de conhecimento adquirido em cada módulo ou, quando aplicável, para cada unidade temática.

Avaliação da satisfação: avalia o grau de satisfação do formando, em relação a cada módulo/unidade temática e formação em geral.

Mais Informações

O curso de formação está dimensionado para um total de 35 horas. Após a conclusão com sucesso do curso, o sistema emite automaticamente uma declaração de frequência do curso. Posteriormente será emitido o certificado oficial da plataforma SIGO, que será enviado via CTT.